Os cuidados com a pele e com o corpo existem desde a antiguidade. De lá pra cá, a indústria da beleza se modernizou e virou um mercado muito rentável. Com o crescimento de produtos desse tipo, houve também um aumento na preocupação com a química presente nesses cosméticos.
Diante disso, Juciane Cunha decidiu investigar e desenvolver uma sequência de atividades articuladas para possibilitar a compreensão dos alunos sobre a produção dos cosméticos associando o assunto ao universo da Química. A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Química da Uesb, campus de Jequié, e resultou na dissertação “A química além da beleza: uma proposta para abordagem das funções orgânicas fundamentada nos cosméticos a partir do ensino por investigação”.
Aplicada no Colégio Interativo de Maracás, especificamente na disciplina de Química, o estudo explora o potencial educacional dos cosméticos para ensinar conceitos químicos de maneira contextualizada e relevante. “A pesquisa não apenas torna o aprendizado mais envolvente e prático, mas também conecta os conceitos químicos com algo do cotidiano, como os produtos de beleza. Isso desperta o interesse dos alunos e os incentiva a compreenderem como a Química está presente em suas vidas diárias”, aponta a professora Sulene Alves, orientadora da pesquisa.
(Mídia Bahia)





